The events listed here are organized and conducted by the individuals and groups described in each listing. The Worldwide Pinhole Photography Day team provides the listings as a service to WPPD participants and is not responsible for the actual events.

Contact Us

Subscribe to Mailing List

Pinhole Day on Facebook

Events, 2014

image

Vitor Silva

"Workshop de fotografia pinhole"

Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira
Rua de Santo António s/n
(Convento dos Franciscanos)
Lagoa 9560-075, Portugal
DATES: Sunday, April 27, 2014 - Saturday, May 03, 2014

Contact: Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira
Email:
Telephone: (+351) 296912510
Web Site: https://www.facebook.com/pages/Biblioteca-Municipal-Tomaz-Borba-Vieira/579381752088854
A fotografia está como nunca presente nas nossas vidas. Constantemente nos são veiculadas imagens fotográficas, não só pelos jornais, revistas e folhetos publicitários mas também, e de forma cada vez mais prolífica, por via digital. É difícil encontrar alguém que não tenha tido alguma experiência na captação de imagens fotográficas (por exemplo com o telemóvel), contudo uma grande parte apenas contactou com a fotografia num estado tecnologicamente muito avançado, ignorando por completo os princípios e os processos básicos da fotografia.
Apesar da facilidade e imediatismo dos novos métodos, a fotografia "tradicional" continua a ser particularmente rica em princípios e processos básicos da física e da química, isto sem falar nas suas potencialidades comunicativas. A fotografia estenopeica ou “pinhole” (do inglês, buraco de agulha) é ideal para nos familiarizarmos com estes conceitos de uma forma concreta e eficaz. A economia de meios e o envolvimento integral do sujeito no processo fotográfico (desde a construção da câmara fotográfica à revelação das fotografias) são as principais vantagens deste médium fotográfico que tira partido de um mecanismo muito simples de formação de imagens, já descrito por Aristóteles – a câmara escura. Uma câmara escura não é mais do que um espaço ou compartimento fechado, que pode ser um quarto, uma caixa ou mesmo o interior de uma lata. Esse espaço terá pelo menos um pequeno orifício a partir do qual entrará a luz que projectará uma imagem do objecto que nos interessa fotografar.

Competências a desenvolver:
- Assimilar de uma forma concreta os princípios fundamentais da fotografia;
- Aprender a aplicar regras de composição gráfico-visual;
- (Re)contactar com alguns procedimentos da fotografia analógica.